Estrela do mercado imobiliário nacional, com sete dos 10 prédios residenciais mais altos do Brasil, todos de alto padrão, Balneário Camboriú extrapolou a fronteiras e tem atraído atenção nos Estados Unidos. Com um escritório em Miami desde o ano passado, a construtora FG viu a procura multiplicar ao longo dos últimos meses – não apenas entre os investidores americanos, de olho em novos mercados, mas também entre brasileiros radicados nos EUA.
César Poncio, gerente comercial da FG Empreendimentos para São Paulo e Miami, diz que o interesse passa pelos mesmos fatores que ajudaram a tornar Balneário um “case” nacional, como a garantia de valorização acima da média, segurança e qualidade de vida, que tornam o investimento consistente.
Mas há outro chamariz para quem investe em dólar: o câmbio no Brasil.
– O câmbio facilita muito. Cinco (reais) por um (Dólar), então o cliente consegue fazer uma conversão e comprar um produto muito bom – avalia.
Inserido no mercado local, ele diz que o aumento no custo de vida nos EUA tem ajudado a impulsionar os brasileiros que vivem no exterior a apostar em empreendimentos no Brasil. Há casos em que o investidor aplicou no mercado norte-americano, mas decidiu se desfazer dos imóveis e buscar outros no Brasil para multiplicar os rendimentos e deixar de pagar as taxas em dólar:
– Os Estados Unidos também estão com inflação, coisa que não havia, então isso faz com que o pessoal olhe para o Brasil e para Balneário Camboriú, porque além de grifes temos valorização imobiliária. E porque o nosso mercado imobiliário realmente é famoso, tem um apelo muito grande porque é um case de sucesso fantástico.
A construtora, que está entre as maiores do país no mercado de alto luxo, investiu em estratégias ao longo dos anos que ajudaram a consolidar o nome também no mercado externo. A FG já teve Sharon Stone como garota-propaganda dos edifícios de luxo. Atualmente, o rosto da marca é Cristiano Ronaldo – e o futebol pode não ser o esporte preferido dos norte-americanos, mas a Copa do Mundo está logo ali.